Ondas
  • BLOG
  • 07 de janeiro de 2022

Perfis psicológicos de clientes: como lidar com cada um.

No dia a dia, nos deparamos com vários tipos de clientes. Você sabe lidar com cada um deles?

😆 BEM-HUMORADO

🗣️ Comportamento: simples e simpático, brinca com o atendente e é mestre em desviar do assunto, transmite falsa ideia de facilidade no atendimento.

🎯 Recomendações: atenda-o com simpatia e bom humor, mas dirija o atendimento para a resolução da situação, faça-o sentir-se importante, use argumentos consistentes.

RECOMENDAMOS Curso on-line Como conquistar e manter clientes


🙈 TÍMIDO

🗣️ Comportamento: tem dificuldade para tomar decisões, não confia no próprio julgamento e necessita de conselhos, não se impressiona com as vantagens do produto.

🎯 Recomendações: facilite e oriente, demonstrando empatia, transmita-lhe confiança: mostre dados, argumentos, provas, aja com paciência e não o pressione a tomar decisões.

RECOMENDAMOS Curso on-line Qualidade no atendimento ao cliente


🤓 INTELIGENTE

🗣️ Comportamento: é autoconfiante e até vaidoso, é bem informado e não tolera argumentos fracos, não se deixa influenciar facilmente.

🎯 Recomendações: não esconda informações, apresente fatos e, não, opiniões, demonstre segurança, mas sem irritá-lo (valorizando o conhecimento do cliente).

RECOMENDAMOS Curso on-line Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor


🤨 DESCONFIADO

🗣️ Comportamento: desconfia de tudo e de todos, quer acompanhar tudo de perto e saber os “porquês”, gosta de debates e reflexão, é inseguro.

🎯 Recomendações: mostre e responda tudo que ele solicitar, não o apresse, busque conquistar a sua confiança, apresente dados, pesquisas, comprovações.

RECOMENDAMOS Curso on-line Comunicação e relacionamento com seus clientes


🤯 IRRITADO/BRIGUENTO

🗣️ Comportamento: gosta de discutir, está sempre apontando defeitos, espera sempre vencer e usa seu poder (como cliente) para intimidar, às vezes, pode ofender.

🎯 Recomendações: fuja das discussões e mantenha-se calmo e cortês, tenha muito cuidado com a comunicação não verbal (gestões e expressões faciais), saiba ouvi-lo e seja sucinto em suas argumentações.

RECOMENDAMOS Curso on-line Atendimento ao cliente


🥴 RACIOCÍNIO LENTO

🗣️ Comportamento: quer sempre detalhes, é meticuloso e ordenado, demonstra dificuldade em associar elementos;

🎯 Recomendações: fale de forma clara, simples e devagar, use exemplos fáceis e explore todos os sentidos para transmitir uma ideia, mostre provas e argumentos.

RECOMENDAMOS Curso on-line Como turbinar suas vendas


🤔 PRESUNÇOSO

🗣️ Comportamento: acha que sabe tudo e procura dominar a situação, não aceita opiniões alheias, menospreza a oferta/produto.

🎯 Recomendações: faça elogios, seja agradável, sem bajular, convide-o a dar sua opinião sobre a empresa ou um produto, use suas próprias ideias para eliminar as objeções.

RECOMENDAMOS Curso on-line Como aumentar suas vendas



🗃️ Fonte: adaptado de Jardim (2012) e Rocha (2013).