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  • 14 de julho de 2022

Atendimento ao cliente: 03 pontos fundamentais

Muitos empresários se preocupam em como garantir um atendimento ao cliente satisfatório em suas empresas. Para ajudar você a entender como deve ser o atendimento ao cliente, separamos 3 pontos fundamentais, baseados em frases e dicas de especialistas.

1- O atendimento ao cliente deve ser surpreendente

Veja os conselhos de alguns especialistas nesse assunto:

Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los (Philip Kotler)

O objetivo do marketing é conhecer e atender ao cliente tão bem que o produto ou o serviço se vendem sozinhos (Peter Drucker).

Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos (Walt Disney).

Como você viu, simplesmente atender as necessidades dos clientes já não é mais suficiente, é preciso superar suas expectativas.

Assim, de posse dessas informações, é preciso descobrir de que maneira seria possível entregar ainda mais do que ele espera, não de uma forma forçada, mas natural, mostrando o interesse de sua empresa em estar sempre procurando resolver os problemas de seu cliente.

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2- O atendimento ao cliente deve garantir o sucesso do negócio dele

Se seu cliente tiver sucesso no negócio dele graças aos produtos ou serviços que você oferece, com certeza ele se tornará fiel e leal à sua empresa.

Atualmente, o pós-vendas evolui para o conceito de Sucesso do Cliente, isto é: estar atento para que seu cliente esteja usando adequadamente a solução que sua empresa oferece e percebendo todo valor que ela tem para o negócio dele.

Mas o segredo do sucesso do cliente está em não ser apenas reativo, mas se antecipar a qualquer problema que o cliente possa ter.

Fazer pesquisas de satisfação do atendimento ao cliente pode ajudar bastante, mas isso não basta, algumas outras medidas precisam ser tomadas.

Uma delas é o chamado onboarding, isto é: nos primeiros dias, semanas ou até meses em que seu cliente estiver iniciando o uso de sua solução, forneça uma verdadeira consultoria de processos e mostre como usar seu produto ou serviço da maneira mais adequada e eficiente.

Assim, ele rapidamente perceberá todo valor de sua solução para o negócio dele.

Além disso, monitore continuamente reclamações, chamados ou pedidos de assistência técnica, respondendo com agilidade e, se perceber que o problema pode ser mais sério, faça uma visita preventiva ao seu cliente, pergunte se ele precisa de alguma ajuda e como sua empresa pode fazer isso.

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3- O atendimento ao cliente com excelência deve fazer parte da cultura de sua empresa

A cultura de qualquer organização é simplesmente o comportamento coletivo de seus líderes. Se você quiser mudar a cultura, mude o comportamento coletivo de seus líderes (Ram Charan, um dos maiores consultores de CEOs internacionais em atividade).

Em outras palavras: se você quer que sua empresa preste um atendimento de alto nível para seus clientes, seja o primeiro a fazer isso, lidere pelo exemplo!

E mais: lembre-se que sua empresa tem clientes internos, sua equipe de marketing e vendas, por exemplo. Se você estiver disposto a sempre ajudá-los a resolver seus problemas (e consequentemente os dos clientes), eles entenderão a importância de fazer isso constantemente, e a excelência no atendimento fará parte da cultura de sua empresa.

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